Mercado

Nova regra pune erro no preenchimento de cheques

Preencher uma folha de cheque com a data 1º de fevereiro de 2002 significará, a partir deste sábado, dia 1º, a não compensação do documento e, pior, a devolução do mesmo ao depositante. Esse desconforto, implicado da falta de atenção do titular da conta em relação à virada do ano, está previsto em portaria do Banco Central, que neste ano tolerou mais uma vez os equívocos dos correntistas do país.

Os titulares de contas correntes precisam ficar atentos para o fato de a folha de cheque preenchida com data errada não ser compensada a partir do próximo sábado. A norma do Banco Central é clara, dá prazo de tolerância somente para os 31 dias de janeiro, ou seja, se o equívoco se repetir poderá haver transtornos na conta dos clientes mais desatentos.

A situação mais complicada implicada do preenchimento de 2002 em vez de 2003 na data de validade do cheque faz vítimas principalmente no comércio. São os comerciantes os maiores recebedores desse tipo de moeda provisória e, se não ficarem atentos, eles é que serão notificados da invalidez do documento.

Banner Evento Mobile