O Noble Group, líder mundial em suprimentos agrícolas, com sede em Hong Kong, pretende inaugurar o seu terminal no Porto de Santos, na área do antigo Armazém 12-A, em novembro próximo. Até lá, a multinacional concluirá investimentos da ordem de R$ 60 milhões no empreendimento.
As obras do terminal do Noble Group na Cidade começaram em agosto do ano passado, após o anúncio da aquisição de 75% das ações da instalação. A outra parte acionária pertence ao grupo santista Itamaraty, que arrendou a área de 9.685 metros quadrados junto à Codesp, em 2001.
O novo terminal irá movimentar soja e milho, além da produção de açúcar da empresa, em fazendas localizadas no Interior de São Paulo. A capacidade estática para armazenagem na unidade será de 90 mil toneladas de açúcar ou 73 mil toneladas de soja ou milho.
A expectativa da multinacional agrícola é escoar em torno de 2 milhões de toneladas por ano no terminal. O volume deverá exceder a movimentação estipulada no contrato de arrendamento da área.
Pela concessão, a empresa deve operar, no mínimo, 1,3 milhão de toneladas a cada ano.
Para alcançar este volume, a empresa irá instalar uma esteira para carregamento dos produtos. O equipamento terá capacidade para embarcar três mil toneladas por hora. O giro da esteira permitirá o carregamento de um navio panamax em 48 horas.