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Nasce a Coplasa, nova unidade do Grupo Unialco

Com investimentos na casa de R$ 70 milhões, foi inaugurada ontem (18/12) na cidade de Planalto (SP) a Coplasa Açúcar e Álcool, terceira unidade do Grupo Unialco projetada para moer em 2006/07.

A nova usina espera esmagar 700 mil toneladas de cana podendo chegar a 2 milhões de toneladas no futuro, de acordo com a demanda.

Com usinas em Guararapes (SP) e Aparecida do Taboado (MS), o Grupo colheu bons resultados da safra 2003/04, teve um aumento de 2,2 milhões de toneladas de cana.

Neste ano, a Unialco, em Guararapes, teve a safra 10% superior, em relação ao ano passado (2002). Já na Alcoolvale , em Aparecida do Taboado, a safra teve um crescimento significativo na ordem de 110% no volume de cana moída e na produção de álcool.

O grupo Unialco foi responsável neste ano pela fabricação de 105 milhões de litros de álcool, entre hidratado e anidro e 2,9 milhões de sacas de açúcar de 50 quilos.

A nova unidade em Planalto (SP), já nasce forte, pois segundo Luiz Guilherme Zancaner, diretor do Grupo Unialco e presidente da Udop, a usina deve gerar cerca de 1.500 empregos diretos na região.

Considerando a taxa média de 20% de desemprego no Brasil, “significa que teremos que importar mão-de-obra”, afirma o prefeito da cidade de Planalto, Olímpio Severo da Silva.

A região de Planalto que já vive economicamente da agricultura só tem a ganhar, de acordo com Zancaner, já que “a maior parte de nossa cana será de fornecedores, aumentando de forma expressiva os empregos indiretos também”.

Zancaner acredita que independente da curva descendente dos preços de açúcar e álcool, o empreendimento é necessário. “O mercado deve ser desfavorável nos próximos dois anos e nós acreditamos que com o início de moagem em 2006 ou 2007, os preços já terão se recuperados, onde a nova unidade começará a moer com força total”, diz.

O empresário acredita que a melhora nos preços do açúcar e do álcool, está diretamente ligado a estratégia do próprio setor. “A forma para revertermos a tendência de baixa nos preços, é criar estoque regulador, ofertar somente o que o mercado pode absorver e o sucesso na estratégia de mercado da Copersucar, Sucden e Crystalsev”, conclui Zancaner.