Mercado

Nardini adere ao Protocolo Agroambiental

A Nardini Agroindustrial Ltda foi uma das 79 usinas que aderiram ao Protocolo Agroambiental do Setor Sucroalcooleiro, definido em junho pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (UNICA).

Dia 22 de outubro, a UNICA fez a entrega do certificado para as 79 unidades industriais, que foram reconhecidas publicamente, pelo compromisso de adotarem práticas agroambientais sustentáveis na agroindústria canavieira. O evento ocorreu em São Paulo, no Hotel Grand Hyatt

O diretor Natalin Antonio Natalício recebeu o certificado entregue à Nardini Agroindustrial Ltda. Segundo Natalin, a empresa já cumpre a maioria dos requisitos do Protocolo. “Assumimos o compromisso e vamos trabalhar para cumpri-lo”, afirmou o diretor.

Também estava presente ao evento o presidente da UNICA, Marcos Sawaya Jank, os secretários de estado João de Almeida Sampaio Filho (Agricultura e Abastecimento) e Francisco Graziano Neto (Meio Ambiente) e o coordenador do Projeto Etanol Verde, Ricardo Viegas.

Determinações – O protocolo deve reduzir a preocupação dos ambientalistas com a expansão da cana para produção de biocombustíveis; oferecer um tratamento diferenciado na produção de cana e etanol; demarcar áreas, proteger, recuperar e constituir corredores de biodiversidade; proteger nascentes de água e combater a erosão; incentivar mecanização do corte de cana e erradicar a queima pré-colheita; reduzir consumo de água e poluição atmosférica pelas usinas; e zelar pelas boas práticas trabalhistas e sociais.

A principal determinação do Protocolo Agroambiental é o prazo final para a eliminação da queimada da cana de açúcar que foi antecipada de 2021 para 2014. Além disso, o percentual de cana não queimada terá que corresponder a 70% até 2010.