Mercado

´Não tenho bolsa auxílio produtor rural´, diz Perina

img5753

´A distância entre os setores privado e o público é muito grande. Ninguém que saber de nada. Essa é a impressão que temos por parte do governo´. As palavras são do presidente da Orplana – Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil, Ismael Perina.

O representante participou do Sugar & Ethanol, promovido pela F.O Licht´s, em São Paulo. Durante o debate que teve como tema ´Políticas Públicas para superar os deafios do presente e estabelecer condições propícias ao crescimento do setor sucroenergético´, Perina se mostrou preocupado com a forma como as coisas tem acontecido no segmento.

´Boa parte da perda de produtividade nos últimos anos vem da falta de investimentos dos produtores pela falta de renda. Claro que tivemos problemas climáticos, mas a falta de política pública, principalmente em relação ao etanol, foi determinante para fazer com que os produtores tivessem um golpe violento na produtividade´.

Questionado sobre as medidas tomadas pelo governo no início do ano, como o aumento da mistura de etanol na gasolina, além do reajuste do preço do combustível fóssil, o representante diz que as ações não bastam e precisam acontecer no tempo certo. ´Há pouco anunciaram o financiamento para estoque de etanol. Mas o que vamos estocar se não temos sobra na produção? Isso teria que ter vindo antes, não agora.´, explicou.

Sobre a necessidade de investimentos por parte dos produtores, Perina se posicionou como um e fez referência a programas sociais do governo atual. ´Eu não tenho ´bolsa auxílio produtor rural´. Se eu arriscar, vou quebrar´, disse.

Uma das soluções, segundo o presidente da Orplana, tem sido descartada constantemente por falta de estrutura. ´Um componente que poderia melhorar a remuneração do produtor e tem sido jogada fora por falta de política pública é energia. Temos palha de sobra no campo, mas quanto mais mando pra usina, menos recebo da minha cana. Precisamos de regras para não ter surpresas desagradáveis no meio do caminho´, finaliza.