As vendas de veículos e motos, partes e peças caíram 1,7% na passagem de fevereiro para janeiro, na série dessazonalizada, informou a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É a maior queda desde novembro do ano passado, quando as vendas desse segmento recuaram 2,4% em relação a outubro, descontando-se os efeitos sazonais.
Os dados de fevereiro foram o segundo resultado negativo seguido das vendas de veículos e motos, partes e peças, já que em janeiro elas caíram 1,2% na comparação com dezembro, feitos os ajustes sazonais.
Em relação a fevereiro de 2012, a comercialização de veículos e motos, partes e peças subiram 3,2%. Nos dois primeiros meses de 2013, o setor acumulou alta de 5,7% nas vendas, ao passo que, no acumulado em 12 meses, teve crescimento de 8,4% nas vendas.
No fim de março, o governo anunciou a prorrogação do Impostos Sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido sobre automóveis até dezembro de 2013. As alíquotas do imposto continuariam a subir gradualmente entre abril e dezembro, mas foram congeladas temporariamente para estimular as vendas do setor.