Mercado

Mosca dos Estábulos associada à cana será discutida dia 25

O Instituto Biológico (IB-APTA) realiza, dia 25 de maio, das 8h às 17h30, no auditório Rocha Lima, em São Paulo, SP, um encontro técnico para discutir o combate às Moscas dos Estábulos com foco especial associado à vinhaça no cultivo da cana-de-açúcar.

O evento tem como objetivo trocar experiências técnicas para um melhor entendimento dos recentes surtos de Stomoxys calcitrans, discutir e divulgar as formas de controle do inseto, identificar linhas de pesquisa nas diferentes áreas envolvidas e divulgar os produtos químicos registrados para o controle do parasita.

Nos últimos dois anos vêm ocorrendo surtos populacionais da mosca S.calcitrans (mosca dos estábulos) no noroeste paulista e em outras regiões do Brasil. Devido ao início da prática da fertirrigação com vinhaça (subproduto da indústria sucroenergética) na cultura da cana-de-açúcar criou-se um ambiente favorável para o desenvolvimento da mosca.

Nas regiões onde este método é utilizado começaram a surgir surtos causando prejuízos aos pecuaristas. Este problema adquiriu grandes proporções devido às extensas e numerosas áreas destinadas ao cultivo da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo.

Pelo fato da mosca possuir uma picada dolorosa, os animais ficam agitados, não se alimentam adequadamente, passam a maior parte do dia movimentando-se batendo os cascos no chão e aglomeram-se na tentativa de livrarem-se do parasita. Além dos danos diretos, a mosca pode atuar como transmissora de diversos agentes patogênicos.

Como este problema é recente ainda não existem resultados de pesquisas para elaboração de programas de controle.

Assim, o IB realizará um evento reunindo os principais pesquisadores da área de entomologia veterinária visando diagnosticar o problema e reunir as informações técnicas existentes para recomendar soluções aos produtores. O encontro contará também com a participação da indústria química que apresentará os produtos existentes no mercado com indicação para o controle da S.calcitrans.