Mercado

Monsanto compartilha dados para seqüenciamento do genoma do milho

A Monsanto, juntamente com a Ceres Inc. e a Pioneer, subsidiária da DuPont, compartilhará seus dados sobre o genoma do milho com a Associação Nacional dos Produtores de Milho (NCGA) dos Estados Unidos. De acordo com a NCGA, as informações doadas pelas três empresas, combinadas com pesquisas já publicadas, acelerarão os estudos e tornarão possível o seqüenciamento completo do código genético da milho até 2007.

Os dados estarão disponíveis na Internet, no site do Centro de Ciência Vegetal Donald Danforth, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos (http://www.danforthcenter.org/). Para ter acesso, os interessados devem primeiramente preencher um termo de compromisso que pode ser encontrado no site do NCGA (http://www.ncga.com).

A Associação Nacional dos Produtores de Milho acredita que a conclusão do sequenciamento permitirá o desenvolvimento de novas variedades com características diversas, tais como tolerância à seca e maior teor de nutrientes, além de permitir o desenvolvimento de espécies para uso industrial e fonte de combustível.

A doação é mais uma iniciativa do Novo Compromisso da Monsanto, documento que passou a ditar as regras mundiais da empresa a partir de 2001. O compromisso prevê, entre outras atitudes, o compartilhamento de tecnologia, visando fomentar a pesquisa pública. Em agosto de 2002, a empresa anunciou o compartilhamento de seis promotores de genes de algodão para a Cotton Incorporated, grupo formando por cotonicultores e importadores norte-americanos para a pesquisa de técnicas de aumento da rentabilidade do algodão. Em 2001 e 2002, a empresa doou para a Better Bean Initiative, projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Unido da Soja dos EUA (United Soybean Board), três importantes seqüências distintas de marcadores genéticos para acelerar o desenvolvimento de óleos de soja com maior rendimento e mais proteínas.

A Monsanto também doou em outubro de 2003 parte de suas pesquisas em biotecnologia ao HarvestPlus, visando auxiliar o desenvolvimento de uma nova variedade de milho. O HarvestPlus é um programa mundial que busca o desenvolvimento de novas variedades de sementes enriquecidas com nutrientes para combate à desnutrição em países em desenvolvimento.

Além disso, no ano passado, a Academia Russa de Ciências Agrícolas recebeu informações da Monsanto para o desenvolvimento de uma variedade de batata geneticamente modificada resistente à praga do besouro do Colorado.

Para mais informações sobre a doação à NCGA, visite o site da entidade:http://www.ncga.com /http://www.danforthcenter.org/