Mercado

Molibdênio pode gerar economia de fertilizantes nitrogenados

A utilização de molibdênio no plantio de cana-de-açúcar pode provocar uma grande economia de fertilizantes nitrogenados, além de aumentar o rendimento da lavoura. Isto é o que demonstra pesquisa, realizada pela Embrapa Agrobiologia, de Seropédica, RJ, durante oito anos. Em alguns casos, houve até mesmo dispensa do uso de fertilizantes nitrogenados durante quatro anos de vida da planta.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Embrapa Agrobiologia, os pesquisadores constataram que a aplicação de molibdênio no solo (molibdato de amônio, 500g/ha) pode apresentar maior eficácia em área com baixa disponibilidade deste micronutriente. De acordo com a pesquisa, a aplicação foliar dessa substância gera uma economia de até 50% de fertilizante nitrogenado.

Os melhores resultados foram obtidos em lavouras localizadas em solos de tabuleiros costeiros, como em Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro. O molibdênio é um metal essencial para o processo de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN).