A Petróleos de Moçambique (Petromoc) e a Universidade Eduardo Mondlane assinaram um acordo para dinamizar a pesquisa e produção de biocombustíveis, prioridade para a empresa, a única que já produz biodiesel.
A maior companhia moçambicana de distribuição de combustíveis e a Faculdade de Engenharia vão, a partir de agora, colaborar em projetos de pesquisa para a produção de biocombustíveis, em um país que é totalmente dependente da importação de combustíveis fósseis.
A pesquisa será feita com o apoio e nos laboratórios universitários, que farão também a parte de investigação agrícola, plantio e desenvolvimento de espécies com potencialidades de produzir biocombustível, cujo produto será, depois, testado no Japão, através de um acordo já existente.
Nuno de Oliveira, administrador da Petromoc, disse que a empresa investirá também na cana-de-açúcar, para fabricar etanol. A Petromoc está também inve! stindo em pesquisa sobre a jatropha (planta típica da África), e realizadas reuniões com empresários brasileiros o etanol.