Mercado

Moagem de cana recua na primeira quinzena de agosto

As usinas de açúcar e álcool reduziram o processamento de cana na primeira quinzena de agosto, por conta das chuvas nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, segundo levantamento da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).

Na primeira quinzena do mês, as usinas moeram 29,871 milhões de toneladas, uma queda de 9,45% sobre o mesmo período do ano passado, e redução de 21,5% no volume de cana com a segunda quinzena de julho.

No Paraná a perda foi de 10 dias, enquanto o Mato Grosso do Sul perdeu 4,5 dias e São Paulo 2 dias. Apesar do número menor, a perda de 2 dias de colheita em São Paulo é altamente representativa, pois o estado responde, até agora, por 69% da cana processada em todo o País.

Do total processado na região Centro-Sul até agora, 40,32% da cana foram utilizados na produção de açúcar e 59,68% foram para o etanol. No acumulado da safra 2008/09, a moagem no Centro-Sul ficou em 244,148 milhões de toneladas, alta de 8,47%.

Até o final da primeira quinzena de agosto, 18 das 32 novas unidades previstas para a região Centro-Sul nesta safra já estavam em operação.