Mercado

Moagem de cana do Centro-Sul atinge 134 mi de toneladas

A moagem de cana no Centro-Sul do País desde o início da safra 2010/2011, foi de 134,28 milhões de toneladas. Na segunda quinzena de maio, a moagem totalizou 40,42 milhões de toneladas, segundo dados da Unica. O crescimento observado no período foi de 9,19% em relação aos 37,02 milhões processados no mesmo período da safra anterior.

A entidade informa que o volume de cana processada em maio só foi possível devido às condições climáticas excepcionais que favoreceram a colheita, principalmente na segunda quinzena do mês. Essas condições permitiram um menor número de dias de moagem perdidos: em abril, em média, o número de dias de moagem perdidos pelas unidades produtoras foi de 6,59. Já em maio esse valor caiu para 3,64 dias, valor inferior à média histórica para o período, em torno de 5 dias.

O incremento de moagem verificado até o momento se deve, basicamente, à antecipação do início de operação das unidades produtoras nesse ano (em média, houve uma antecipação de 15 dias) e às condições climáticas que favoreceram a colheita. Entretanto, a Unica informa que apesar de facilitar a colheita nesse início de safra, o clima mais seco prejudicou o desenvolvimento de parte do canavial e poderá reduzir o volume de cana disponível para colheita no último terço da safra. A Unica está avaliando e quantificando esses aspectos e irá divulgar uma nova avaliação da cana disponível para moagem na safra 2010/2011 nos próximos meses.