A forte incidência de chuvas no Centro-Oeste, região produtora de cana-de-açúcar, causou uma queda de 23,8 % no volume de cana moída na segunda quinzena de agosto em relação à quinzena anterior. Foram 30 milhões de toneladas, contra 40 milhões de toneladas na quinzena anterior. Trata-se da menor moagem quinzenal verificada na região desde maio de 2009, um total também inferior em 20,2% à moagem da mesma quinzena na safra anterior, de acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
A redução no ritmo da moagem não impediu que o total acumulado desde o início da safra chegasse a 318,12 milhões de toneladas em 31 de agosto, 12,49 % superior ao total para o mesmo período da safra passada. Por outro lado, em termos de produtos (quantidade total de açúcares totais recuperados), o crescimento é inferior, ficando em apenas 8,3%. A causa disso é a queda de 3,6% na quantidade de produtos obtidos por tonelada de cana esmagada na comparação com a safra do ano passado. No acumulado a perda já chega a 5 quilos por tonelada de cana processada.
Mercado
Em agosto, o volume de etanol destinado ao mercado interno entregue pelas unidades produtoras da região Centro-Sul superou, pelo segundo mês consecutivo, o volume de 2 bilhões de litros, sendo 24,5% de etanol anidro e 75,5% de hidratado. No acumulado da safra, as entregas para o mercado brasileiro superam 9,8 bilhões de litros.