Mercado

Moagem da cana aumenta a oferta de emprego no campo

O início da moagem da cana-de-açúcar, previsto para o próximo mês, na maioria das usinas do Estado, deixa a classe trabalhadora com perspectivas positivas para o aumento da oferta da emprego.

Em Maragogi, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Celino Antônio dos Santos, informou que várias oportunidades de emprego deverão surgir no setor. Segundo ele, as empresas que chegaram a demitir com o fim da safra passada, estarão contratando o mesmo contingente de trabalhadores este ano.

“A única usina existente na região chegou a dispensar em Maragogi mais de 230 funcionários. Agora, com a retomada da safra prevista para o início do próximo mês, a direção declarou que estará contratando o mesmo contingente”, frisou o líder sindical, acrescentando que o início da moagem beneficia também o comércio local com o aquecimento da economia.

Ele informou que a safra pode ter um período maior de moagem da cana já que houve um aumento da área plantada. “Quanto mais se prolongar a moagem, melhor para o trabalhador que fica mais tempo empregado”, disse Celino dos Santos.

O líder sindical esclareceu ainda que no município de Maragogi existem mais de 2.500 famílias que vivem da cultura da cana-de-açúcar e que encontram-se empregadas durante a safra, em propriedades particulares e usinas. “Essas famílias passam a metade do ano em dificuldades e quando a safra tem início, surge um alívio para elas. Por este motivo, a moagem da cana é de fundamental importância para esses trabalhadores rurais”, finalizou o presidente do sindicato rural de Maragogi.

Banner Evento Mobile