Açúcar e etanol

MME destaca importância de biocombustíveis para a diversificação energética

Biocombustíveis sustentáveis estão entre as prioridades discutidas no Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20

MME destaca importância de biocombustíveis para a diversificação energética

Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) participaram, nessa terça-feira (28/05), do evento Circuito Biogás nos Estados, organizado pela Associação Brasileira de Biogás (Abiogás) e realizado na Federação das Indústrias (FIEMG), em Belo Horizonte.

A assessora técnica do Gabinete do Ministério de Minas e Energia, Adriana Oliveira, ressaltou que a pauta está em constante discussão na Pasta e que os biocombustíveis sustentáveis são uma das três prioridades que estão sendo discutidas no Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, coordenado pelo MME, que aconteceu nesta semana na capital mineira.

“Desde o início da gestão, o ministro Alexandre Silveira tem nos orientado a avaliar formas de impulsionar os combustíveis sustentáveis, inclusive os biocombustíveis, promovendo abordagens inovadoras e padrões de sustentabilidade que sirvam para orientar o desenvolvimento dos mercados, em pleno alinhamento com combate às mudanças climáticas e os objetivos de desenvolvimento socioeconômico dos países”, afirmou durante a mesa de abertura.

A representante da Secretaria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (SNPGB) do MME, Laís Thomaz, participou do painel “Biogás e Biometano no cenário internacional: perspectivas do G20”, no qual apresentou como o Brasil tem liderado o debate e internalizado os compromissos internacionais em suas políticas públicas.

De forma geral, Laís mostrou como o Programa Renovabio já estimula o mercado de biogás, mas também explorou as novas possibilidades dentro do Programa Combustível do Futuro, ainda em tramitação no Senado Federal. Além disso, citou outras iniciativas coordenadas pelo MME, como o Programa Gás para Empregar, para avançar na produção e comercialização do biogás e biometano.

Também participaram do evento, a presidente executiva da Biogás, Renata Isfer, o presidente da FIEMG, Flávio Nogueira, a diretora da EPE Heloísa Borges e representantes do governo estadual de Minas Gerais.

Banner Revistas Mobile