1. Introdução
Os países Latino Americanos e Caribenhos vivem hoje um período distinto. Cheio de oportunidades para melhora em qualidade do ar, geração de empregos e uma melhor balança comercial.
Há a possibilidade de desenvolver uma opção alternativa para os combustíveis fósseis usados em seus veículos.
É um período onde as forças que agem a favor de uma mudança estam provando ser maiores que as forças que resistem a esta.
O cenário para a mistura de etanol combustível na gasolina é positivo. Alguns dos direcionadores de mudança são apresentadas abaixo:
Preço do açúcar internacional vem diminuindo e a competição internacional deste produto vem aumentando. Isto resulta em um preço internacional baixo para o produto, probabilidade de início ou aumento de dívidas dos produtores de açúcar e piora do desemprego.
Uma vez mais, o preço do petróleo internacional está subindo, enquanto a dependência do produto em praticamente todos os países vem acompanhando o mesmo ritmo de crescimento. Isto contribue para uma balança comercial destas nações mais negativa ou menos positiva onde a quantidade importada é maior ou mais proxima que a quantidade exportada.
Problemas com a qualidade do ar têm se tornado um importante tópico a ser analisado nas cidades Latino Americanas em constante crescimento. Saúde pública tem sido afetada e os gastos e consequências disto vêm se multiplicando no decorrer dos anos. Para deter isto, tratados internacionais e incentivos (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, por exemplo) têm sido assinados para reducir a quantidade de poluentes emetidos. Substâncias quimicas têm sido também banidas para haver uma diminuição dos efeitos negativos destes agentes no meio ambiente e pessoas e indiretamente popularizar o uso de combustíveis mais limpos.
População rural vem migrando para áreas urbanas uma vez que trabalhos no campo vêm diminuindo relativamente ao aumento da procura por estes. Isto resulta em agravamento na deliquência e pobreza em grandes cidades.
Portanto, todos os fatores acima expostos mostram que a reprodução do modelo sustentável Brasileiro do álcool combustível em outros paises da região não é mais uma idéia. Hoje, este projeto é uma saída inteligente e uma possibilidade, analisada cada vez mais constantemente, onde projetos de visibilidade do produto vem sendo desenvolvidos.
Este modelo foi escolhido como principal guia durante a elaboração deste projeto uma vez que representa um caso Latino Americano. Este caso mostra fases prósperas assim como fracassos. Durante este tempo o país tem se tornado uma referência para outras nações, tem desenvolvido tecnologia de ponta, diminuído custos e inovado no que diz respeito a este combustível.
Centenas de livros e pesquisas têm sido escritos sobre este tema.
Entretanto, a abordagem que este papel pretende ter é distinta.
Analisando inicialmente através de uma visão macro e finalizando com uma visão micro, este projeto iniciará estudando todos os países Latino Americanos e Caribenhos e concluirá com um produto altamente aplicável. Esta é a missão deste papel, finalizar com um “guideline” aplicável a qualquer país que deseja introduzir o álcool em suas matrizes energéticas.
Entretanto, apesar de todas as forças de mudança descrita acima, as forças de resistência, que são descritas rapidamente abaixo, são enormes barreiras a serem analisadas e ponderadas.
Formadores de opiniões são também outros agentes envolvidos que podem ter positiva ou negativa influência nesta mudança, dependendo da ocasião. Alguns exemplos também são fornecidos a seguir.
O custo de produção do álcool na maioria dos casos é maior que o custo do combustível fossil. Isto pode ser explicado porque há a necessidade de uma produção em alta escala, ausência de tecnologia eficiente e reservas de combustíveis fósseis que são economicamente mais atrativas.
A indústria da energía não renovável é um grande agente político e econômico entre os países Latino Americanos e Caribenhos. Da mesma maneira que os produtores de cana de açúcar têm uma considerável influência nestes países que não pode ser traduzida em crescimento descontrolado e desenfreado de um pequeno número de latifundiários que possuem e planejam produzir o produto em áreas protegidas.
A mistura de etanol na gasolina pode causar uma dependência dos mercados em relação aos produtores de cana de açúcar e álcool combustível, em outras palavras, pessoas estarão expostas a variação do preço internacional do açúcar .
2. Problemas / Importância
A utilização deste combustível renovável positivamente ajudará resolver alguns dos problemas mostrados acima e maximizar as oportunidades.
Entretanto, problemas com as forças de resistência e formadores de opiniões tem de ser tratados com maior atenção.
3. Revisão Literária
Projetos de mestres de programas passados da Universidade de Calgary & OLADE serão estudados.
Jornais, revistas, livros e instituições sobre este combustível sustentável serão estudados.
O programa Brasileiro de etanol “PROALCOOL” será analisado como um projeto piloto em ordem de traçar cenários positivos e negativos.
Qualquer experiência de outros países ou regiões específicas serão analisadas.
Interação com governos de alguns países Latino Americanos e Caribenhos será necessária.
Entrevista com experts serão realizadas.
Projeto das Nações Unidas & JOB Consultoria em Belize recomendando a utilização do Programa Sustentável Brasileiro de Álcool Combustível será acessado.
Preços internacionais e nacionais do açúcar e produtos relacionados, e custos de produção, logística e distribuição do álcool, açúcar e produtos relacionados serão necessários também.
4. Objetivos
Produzir um “guideline” aplicável – com fatores chaves, impactos e benefícios que deverão ser considerados antes de iniciar a mistura – que poderá ser usado por qualquer país Latino Americano e Caribenho ou outra nação que pretende estudar a viabilidade da utilização do etanol.
Checar a possibilidade de usar álcool anidro combustível em países Latino Americanos e Caribenhos, principalmente naqueles que já têm uma considerável produção de açúcar.
Coletar informações públicas relacionadas com este combustível renovável que são necessárias para analisar a potencialidade de cada país Latino Americano e Caribenho.
Estabelecer matrizes de decisão que indentificarão países potenciais para o produto.
Selecionar alguns países com características diferentes e com grande potencial que poderão iniciar a mistura de etanol.
Estudar mais aprofundamente alguns benefícios e impactos que o etanol combustível pode criar nestes países.
Analisar os competidores naturais do álcool anidro e suas relações com este combustível. Para entender a razão a qual um produtor de cana de açúcar poderia escolher produzir etanol ao invés dos outros oponentes naturais.
Desenvolver um projeto que poderá ser usado como referência para governos, instituições internacionais e empresas do ramo em ordem deles avaliarem a potencialidade do combustível nos países Latino Americanos e Caribenhos.
5. Alternativas
Acessar problemas ambientais de cada país.
Mostrar à sociedade o benefício deste produto.
Mostrar a potencialidade destes países na utilização deste combustível.
6. Aspectos Interdisciplinários
Social
Geração de empregos diretos e indiretos na indústria de cana de açúcar e etanol.
Melhora na qualidade de vida e diminuição de problemas de saúde relacionados com poluicão aérea.
Evitar migração de pessoas dos campos para as áreas urbanas “urbanização”, resultando em menos marginalização e pobreza nas cidades.
Criação de uma nova classe composta de latifundiários que poderão pagar aluguéis para pequenos proprietários de terra que migrarão sem trabalho para áreas urbanas. Esta migração poderá agravar problemas socias como alcoolismo e violência familiar.
Econômico
Reduzir importações de petróleo resultando em uma mais positiva ou menos negativa balança comercial.
Aumentar investimento no país que continuará no próprio.
Reducir gastos com absêntismo e saúde pública relacionado com problemas respiratórios.
Tecnológico
Popularizar a tecnologia de produção de etanol nestes países, utilisando usinas já existentes de açúcar ou construindo usinas de alcool.
Oxidar e aumentar niveis de octanos no combustível uma vez que há oxigênio na estrutura química do etanol.
Limitar a mistura do etanol a uma certa quantidade que não prejudique motores à gasolina.
Avaliar a possibilidade de introduzir 100% etanol veículos e/ou flex fuel carros em fases mais avançada.
Ter a possibilidade de usar o bagaço da cana para gerar eletricidade. Isto também tem um impacto positivo no meio ambiente uma vez que biomassa é uma fonte de energia renovável e evita emissões de combustiveis fósseis.
Ambiental
Reduzir poluição aérea diminuindo emissão de poluentes fósseis.
Reduzir derrame de petróleo durante importação, transporte e armazenamento do produto.
Se a produção de açúcar aumentar em toda América Latina e Caribe, um estudo de impacto terá de ser feito abordando os impactos.
Impacto visual e poluidor de queimadas de cana de açúcar deverão ser acessados.
Politico / Legal
Dar incentivos e subsídios que ajudarão o produtor contruir uma infraestrutura no primeiro período do programa.
Aumentar contribuição fiscal através dos negócios envolvendo plantação, colheita e producão da cana de açúcar e seu uso.
Criar regulamentos que demandarão a mistura de etanol na gasolina.
Criar leis que limitarão a produção de cana de açúcar e assegurarão um mínimo de oferta do produto.
Cultural
Introducir etanol como um novo combustível na matriz energética destes países.
Usar educação e comunicação para reduzir as forças de resistência.
7. Metodologia
Pesquisar na Internet e em livros para obter informações sobre os países Latino Americanos e Caribenhos, como produção de cana de açúcar, demanda de combustível, poluição do ar, desemprego e assim por diante.
Para selecionar os países que apresentam maior potencialidade, matrizes de decisão serão usadas, tendo em consideração produção de cana de açúcar, demanda de combustível, poluição do ar, desemprego e assim por diante.
Uma vez que os países potênciais forem identificados um estudo mais profundo será executado. Nesta parte, a experiência Brasileira será usada mais intensamente para identificar pontos críticos e oportunidades.
Através deste processo, um produto final será gerado. Isto será um “guideline” que poderá ser usado por países interessados na utilização deste produto. Ele dará ênfase em fatores chaves que deverão ser observados, negociados e construídos em ordem de ter um programa efetivo.
Proposta de Projeto Individual de Mestrado – Mestrado em Desenvolvimento Energético Sustentável da Universidade de Calgary, Canada & OLADE (Organização Latino Americana de Energia), mestrando, Marco Antonio Naoum Mazaferro.