Mercado

Missão tenta ampliar pauta de comércio e de cooperação

O vice-presidente José Alencar participou ontem de um seminário de negócios entre Brasil e Rússia, na Câmara de Comércio e Indústria de São Petersburgo, a segunda cidade mais importante da Rússia, país que o vice-presidente está visitando com uma comitiva de empresários.

A comitiva brasileira apresentou indicadores econômicos e oportunidades de negócios entre os dois países. Carne, açúcar e fertilizantes são hoje os produtos mais negociados. Em encontros com autoridades russas em Moscou, o vice-presidente disse que o governo quer ampliar a pauta de exportação com os russos – considerados parceiros estratégicos.

Algumas áreas que as nações pretendem cooperar são: energia, gás natural, petróleo, setor espacial, tecnológico e de aviões.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a Petrobras tem estimulado empresas russas a participar de licitações para a exploração de petróleo no Brasil.

“O presidente Putin está indo ao Brasil no mês que vem. Nós falamos com ele, ontem, para que levasse uma comitiva grande de empresários e técnicos. Nós precisamos que a Rússia conheça o Brasil. Ninguém pode gostar do que não conhece”, afirmou Alencar.