O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ontem que o governo está disposto a investir o que for necessário para que o Brasil mantenha a liderança que possui em pesquisa na área de biocombustíveis. Segundo Stephanes, a Embrapa está montando um orçamento para o Programa Nacional de Pesquisa em Etanol, que irá de 2007 a 2011 e será apresentado até o final de dezembro.
“Se for um orçamento consistente, o dinheiro terá que surgir. A própria ministra Dilma (Roussef) já disse que não podemos ser tímidos nesse assunto e que investiremos o que for necessário”, disse o ministro.
Sem dar muitos detalhes, o coordenador da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães, disse que o programa conta com parceria com empresas privadas e tem como objetivo executar uma agenda que está sendo criada pelos setores públicos e privados. Ele disse que a partir de 2010 já será possível ter variedades transgênicas no mercado.