Mercado

Ministro dá partida em motogerador a etanol na Antártica

O projeto pioneiro brasileiro, que virou realidade oficialmente nesta terça-feira (10/1) na Antártica, contou com a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim, que deu partida na operação. Trata-se do primeiro motogerador movido a etanol do continente que vai iluminar a Estação Antártica Comandante Ferraz.

O equipamento tem capacidade para suprir toda a energia necessária às operações e aos programas científicos realizados na estação. A partir do evento, o motogerador passa a operar continuamente na Antártica, dando início ao programa científico da Estação.

Segundo Celso Amorim, a iniciativa brasileira coloca o país em destaque no cenário tecnológico mundial e alinhado com a meta da ONU, que declarou 2012 como o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos.

O biocombustível e o equipamento, desenvolvido pela Vale Soluções em Energia (VSE), partiram em outubro do Brasil para a Antártica no navio de Pesquisas Oceânicas Ary Rongel. A Petrobras está fornecendo 350 mil litros de etanol, idêntico ao utilizado nos veículos nacionais, e fará o acompanhamento tecnológico para validar a utilização do biocombustível em condições climáticas severas.

O motogerador a etanol brasileiro opera com tecnologia totalmente nacional e gera energia limpa, sem qualquer tipo de aditivo, a partir de um sofisticado equipamento de controle e comando via internet.

O projeto é beneficiado pela Lei da Inovação, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que promove e incentiva o desenvolvimento de produtos e processos inovadores voltados para atividades de pesquisa.