Mercado

Ministra descarta identificação de biocombustível com práticas ambientais e sociais incorretas

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse dia (2) que os biocombustíveis produzidos no Brasilnão podem, em hipótese alguma, seridentificados com práticas ambientais e sociais incorretas.Ao reafirmar que o governo não estimulará o plantio decana-de-açúcar na Amazà´nia, Marina lembrou que não há espaço na região para expansãodesse tipo de cultura, o que contraria recentes informações de que o plantio seria permitido e incentivado em áreas da Amazàniajá degradadas ou devastadas.

Segundo a ministra, os ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente , doDesenvolvimento Agrário e da Ciência e Tecnologiaestão com esforço concentrado na elaboraçãode um zoneamento agrícola que apontará as áreasde restrição completa ao plantio, quais são asáreas que podem ser viabilizadas com cuidados especiaise aquelas em que já acontece o plantio. “Esse zoneamentovai direcionar as ações do governo na produçãodos biocombustíveis”, afirmou.

O ministériodo Meio Ambiente já apontou as áreas de restrição,que são de proteção da biodiversidade, omapa dos biomas e áreas de risco.

Marina Silva participou, em Curitiba, da reunião da Escola de Governo. Na ocasião, representantes do governo paranaense e a ministra assinaram uma série dedecretos e ações voltados para a preservação, monitoramento e educação ambiental no estado.

Um dos decretos assinados prevê ampliação do Parque Estadual Pico Marumbi, naSerra do Mar, que foi inaugurado em 1990 e é formado por um complexo demontanhas que protegem a mata atlântica litorânea. Em2006, o governo estadual iniciou o processo de ampliaçãodo parque, que terá sua área aumentada em quase quatro vezes,passando de 2.340 hectares para 8.839 hectares.

Também foi lançado o Programa de monitoramento ambiental viasatélite, que vai controlar a cobertura florestal e agrícola do Paraná. O estado tem atualmente 14% de coberturaflorestal. A ministra do Meio Ambiente fez questão de mencionar o índicede redução no desmatamento de 88% garantido peloParaná nos últimos cinco anos. Marina Silva lembrou também as 400 operaçõespromovidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outras 27 realizadas pela PolíciaFederal, que resultaram na prisão de 665 pessoas em todo opaís, com o intuito de conter o desmatamento.