A produção industrial em 2007 aumentou nas 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em cinco delas, o crescimento ficou acima da média nacional (6%). O destaque ficou para Minas Gerais, onde a atividade fabril teve ampliação de 8,6%.
O bom resultado do Estado foi obtido graças aos segmentos de automóveis, produção de minério de ferro, eletrodomésticos e bens de capital para a construção. O avanço de 2007 foi o maior obtido pela indústria mineira desde os 9% desde 2000. Também ficaram acima da média nacional, em relação ao aumento da produção industrial, Espírito Santo e Rio Grande do Sul (com 7,5% cada), Paraná (6,7%) e São Paulo (6,2%).
“Nesses locais, confirma-se o padrão de crescimento observado para o total da indústria brasileira ao longo de 2007, uma vez que na estrutura industrial desses Estados há forte presença de segmentos produtores de bens de consumo duráveis, principalmente automóveis e eletrodomésticos, e de bens de capital, além de setores tipicamente exportadores, particularmente de commodities (minérios de ferro, petróleo, carnes de aves e açúcar)”, apontou o instituto.