Mercado

Minas quer crescer 92% em 4 anos

Confira este mês, edição completa do JornalCana, com estas e outras novidades do setor sucroalcooleiro.

Na safra 2003/04 as usinas e destilarias de Minas Gerais confirmaram uma moagem de 18,8 milhões de toneladas de cana, um incremento de 20% em relação à safra anterior. Apesar do percentual expressivo, o Sindaçúcar/MG – Sindicato do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais tem projeções ainda maiores. “Nos próximos quatro anos Minas Gerais deverá estar moendo 34 milhões de toneladas de cana”, anuncia o presidente do presidente Sindaçúcar/MG, Luiz Custódio Cotta Martins.

As projeções mineiras indicam para uma expansão de 92% do setor nas próximas quatro safras, e se baseiam na regularidade da média do crescimento anual, principalmente com os investimentos em ampliação das atuais unidades produtoras e instalação de novas usinas. Só para a safra 2.004/05 a previsão é de investimentos na ordem de R$ 400 milhões, grande maioria no Triângulo Mineiro, que hoje concentra 70% de toda produção sucroalcooleira de Minas Gerais.

“Dependendo dos investimentos do governo em infraestrutura, como ferrovias, a expansão do setor pode acontecer também no Norte de Minas”, acrescenta Luiz Custódio. Por enquanto, o crescimento está concentrado no Triângulo Mineiro. Só os investimentos dos grupos alagoanos Carlos Lyra, João Lyra e Tércio Wanderley devem somar mais da metade dos investimentos do total previsto para 2004 pelo Sindaçúcar/MG.

Matéria completa na edição deste mês do JornalCana.