Mercado

Minas priorizará cadeias produtivas

As cadeias produtivas da agropecuária e do setor têxtil de Minas Gerais serão prioridade no governo Aécio Neves, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Nélio Brumer. Essa informação foi dada, durante evento promovido pela Câmara Americana de Comércio, quando o secretário destacou a importância das cadeias para a geração de empregos e que, por isso, precisam de ações integradas das secretarias e de todos os órgãos de fomento do Estado.

As secretarias não estão trabalhando de forma isolada. Com a secretaria de Agricultura, por exemplo, estamos realizando trabalho em conjunto. Nós sabemos a importância do setor para Minas Gerais, a importância de se agregar valor aos nossos produtos. E alguns exemplos positivos já estão acontecendo, como o anúncio dos investimentos da indústria de açúcar e álcool no Estado, o que vai fazer com que sejamos, em 2007, auto-suficientes na produção de álcool. Hoje nós somos importadores, disse.

Segundo ele, a cadeia produtiva da carne em Minas Gerais deverá, também, ser estruturada a partir do incentivo para a reabertura de, aproximadamente, 20 frigoríficos desativados no Estado. Atualmente, conforme levantamento da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Minas Gerais abriga três frigoríficos de grande porte, com capacidade para exportar. `O fechamento de algumas indústrias no passado ocorreu, porque Minas Gerais começou a tributar a carne. Hoje, alguns enfrentam a falta de modernização além de problemas fiscais. Mas, ao invés de construir o novo, porque não utilizar o que já existe`, disse Brumer, acrescentando que está sendo feito mapeamento para avaliar quais poderão ser reativados. (Gazeta Mercantil)

Banner Evento Mobile