Mercado

Minas ganha nova fábrica de geradores de hidrogênio

A nova instalação, com 3.500 m², tem capacidade para produzir até 70 MW/ano de geradores conteinerizados

(Divulgação MME)
(Divulgação MME)

A Neuman & Esser, empresa de origem alemã com quase 200 anos de atuação, inaugurou em 27 de novembro a ampliação de sua fábrica de geradores de hidrogênio em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, da embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, e de executivos como Marcelo Veneroso, diretor-presidente da empresa no Brasil, além de Stefanie Peters e Alexander Peters, sócios do grupo.

A empresa, presente no Brasil desde 1997, atua na fabricação de compressores de gases industriais, sistemas de moagem e soluções para geração de hidrogênio, incluindo eletrolisadores PEM e reformadores.

A nova instalação, com 3.500 m², é quatro vezes maior que a anterior e tem capacidade para produzir até 70 MW/ano de geradores conteinerizados.

A produção de eletrolisadores poderá ser ampliada em até sete vezes, além de expandir o empacotamento de compressores para gases como hidrogênio e dióxido de carbono.

Marcelo Veneroso destacou que a instalação foi planejada para crescer conforme a demanda do mercado de hidrogênio na América Latina. 

A estratégia da empresa no Brasil inclui fabricação de unidades compressoras, sistemas de moagem, geradores de hidrogênio e serviços especializados.

A iniciativa deve gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos em Minas Gerais e estimular o desenvolvimento de fornecedores locais.