O Estado de Minas Gerais está expandindo sua área com cana-de-açúcar. A expectativa é de que as usinas de açúcar e álcool processem 27,5 milhões de toneladas de cana, um crescimento de 12% sobre a atual safra, de 24,5 milhões de toneladas, segundo o Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool de Minas Gerais (Siamig).
O setor sucroalcooleiro mineiro tem recebido investimetnos pesados últimos anos em novas unidades produtoras, sobretudo de grupos do Nordeste. O Estado tem atualmente 21 usinas. Na safra 2006/07, duas novas unidades deverão entrar em operação: as usinas Santa Juliana, do Grupo Triunfo, e Itapagipe, da Moema. “Temos um crescimento planejado de 3 milhões de toneladas de cana por ano”, afirmou Luiz Cotta, presidente da Siamig.
Na safra 2005/06, a produção de açúcar atingiu 1,7 milhão de toneladas, um crescimento de 4,6% sobre a safra anterior. A produção de álcool ficou em 950 mil litros, aumento de 18% sobre a safra anterior.
Cotta disse que as usinas do Estado deverão antecipar a safra em 30 dias, de maio para abril, para garantirem o abastecimento na região.