Mercado

Mercosul vive momento de perplexidade, diz Barbosa

Os diferentes níveis de ajuste econômico dos países membros do Mercosul faz com que o bloco viva “um momento de perplexidade”. A opinião é do ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Barbosa.

Segundo ele é justamente esse desequilíbrio de desenvolvimento e estabilidade econômica que gera problemas, como as discordâncias comerciais recentes entre Brasil e Argentina.

Além disso, ressalta o ex-embaixador, a tendência de países do bloco em buscar acordos bilaterais com países de outros continentes mostra a desunião e o descumprimento das regras.

“Não ajudei a criar o Mercosul que aí está”, desabafa o ex-embaixador, que participou da idealização do bloco. “Há uma dificuldade enorme na operacionalização do acordo”.

Para Barbosa, a consequência imediata dessa fragilidade é a desmoralização do Mercosul diante dos demais países. “Quero o fortalecimento do bloco e não seu fim”, afirmou.

Na opinião do ex-embaixador a saída, que deve ser posta em prática logo, é a desvinculação dos assuntos comerciais das demais demandas do Mercosul. “O Mercosul também é um projeto político de integração e seria interessante desvincular essa questão do comércio”.

O ex-embaixador Barbosa foi o palestrante do 4º Encontro do Núcleo de Estudo Tributários (NET), com o tema Tributação Global – Alca e Mercosul: Reconstruindo Laços com a América, que aconteceu na Fundação Getúlio Vargas (FGV), há pouco.