Mercado

Mercado continua altista e preços do açúcar continuam subindo

Os preços futuros do açúcar fecharam em alta, na sexta-feira, na bolsa de Nova York, novamente sustentados pelas compras dos fundos de investimentos no mercado. Os contratos de outubro encerraram a 8,27 centavos de dólar por libra-peso, com aumento de 11 pontos. Os contratos de março de 2005 já são cotados a 8,63 centavos de dólar por libra-peso.

O mercado é altista para os preços do açúcar para este segundo semestre. Há expectativa de déficit mundial para 2005, provocada pelas menores safras da Europa e da Ásia. O mercado está de olho nas safras da Índia e da Tailândia, que deverão ser menores que os volumes projetados, tornando esses dois países potenciais importadores de açúcar.

“Havia um sentimento baixista no mercado”, disse Manoel Fernando Garcia, presidente da S/A Fluxo. A expectativa, até o início deste ano, era de que os preços internacionais oscilassem entre 5,5 e 6 centavos de dólar por libra-peso durante a atual safra. Hoje, os mais otimistas falam em superar os 10 centavos de dólar por libra-peso a partir de 2005.

Para Garcia, o quadro atual mostra que a oferta e demanda para a safra 2004/05 está mais equilibrada, sem um grandes estoques. Para 2005/06, a estimativa é de haja déficit entre 2 milhões e 6 milhões de toneladas, com a redução dos estoques mundiais.

A Índia sinalizou que poderá importar açúcar. A União Européia deverá produzir os mesmos volumes da safra 2003/04, que já estavam menores em relação ao ciclo 2002/03. “Ninguém projetava uma mudança nos fundamentos para o açúcar neste ano”, disse Júlio Maria Martins Borges, da Job Economia e Planejamento.