A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) vão formar um Grupo de Trabalho para elaborar uma nova proposta de medição de emissões veiculares. A partir da primeira reunião, o grupo terá 40 dias para produzir a proposta.
Este mês, o MMA divulgou os resultados de um estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), com resultados de emissões baseados em três poluentes, mas deixaram de fora o CO2, principal causador do aquecimento global. O estudo, questionado pela Unica, levou à conclusão que automóveis flex movidos a gasolina e não etanol são menos poluentes.
Para a Unica, poluentes que ficaram de fora do cálculo são, também, os que beneficiariam a avaliação de veículos movidos a etanol. Em nota, a entidade informa que a nova metodologia de medição de emissões veiculares é importante “considerando a necessidade de tornar mais clara a informação a ser prestada aos consumidores de veículos e visando estimular o consumo consciente”.