A colheita manual da cana-de-açúcar é alvo de constantes discussões por parte de ambientalistas e representantes do Ministério do Trabalho e do Emprego, devido às condições que os trabalhadores são expostos durante a safra. Por isso, alguns pesquisadores defendem a colheita mecânica como possível solução para os problemas gerados pela queima da palha da cana e as horas de trabalho excessivo.
Para falar sobre este assunto, Marcelo de Almeida Pierossi, coordenador do Centro de Tecnologia Canavieira – CTC, irá compor o painel “Tecnologia – mecanização da cana-de-açúcar”, no dia 30 de setembro, a partir das 14h30, durante o Conbien – Congresso Brasileiro de Agrobioenergia e Simpósio Internacional de Biocombustíveis.
Pela primeira vez, um evento irá reunir as maiores autoridades em agrobioenergia e biocombustíveis para discutir o cenário atual deste setor. O Conbien será realizado de 28 de setembro e 3 de outubro de 2008, no Center Convention, em Uberlândia, Minas Gerais.
Pierossi é especialista em tecnologia agroindustrial e faz parte, desde 1994, da Coordenadoria de Engenharia Agrícola do CTC. É responsável por pesquisas ligadas ao desenvolvimento da mecanização agrícola, especialmente na área de colheita, transporte de cana e manuseio da palha.
O Conbien é realizado pela Universidade Federal de Uberlândia com diversos parceiros e organizado pela Sion Eventos. Concentrará aproximadamente 60 conferencistas nacionais e internacionais do mais alto nível em fontes de energia renováveis.
O congresso contará com comitivas de vários países. Trará transformação técnica e social nos diferentes sistemas de produção para atender a demanda dos biocombustíveis e constituirá em uma excelente oportunidade para empresários da agroindústria, produtores rurais, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados ao agronegócio se aprofundarem no tema mais imprescindível da atualidade.