Mercado

Maurílio Biagi propõe soluções para crise no setor

O empresário Maurílio Biagi Filho propôs duas medidas para a superação da crise anunciada para este ano no setor sucroalcooleiro. A primeira medida, na visão do empresário, seria a diminuição da produção, o que importaria em deixar parte da cana a ser colhida nesta safra no campo, e a segunda solução a procura por novas demandas para o álcool brasileiro.

Segundo Biagi, a primeira solução seria o método mais barato e eficaz, todavia, “impossível de se concretizar na atualidade”. “Então nos resta a procura por novas demandas e aí se inclui fazer uma parceria com o Governo Federal, que com medidas simples poderia equacionar o problema, qual seja: aumentar a mistura de álcool na gasolina dos atuais 25% para 30%; ou misturar 1% de álcool no diesel”, salientou Biagi.

As propostas do empresário foram apresentadas durante o seminário “Posicionamento Estratégico do Setor Sucroalcooleiro – Safra 2004/2005”, ocorrido no último sábado [14 de fevereiro] em Ribeirão Preto.

Maurílio Biagi ainda propôs trazer o preço do álcool no Brasil mais próximo do preço comercializado em São Paulo. “A média atualmente é de R$ 0,80 em São Paulo e R$ 1,40 no Brasil, o que mancha a imagem do setor, precisamos mudar essa história também e criar preços mais próximos da realidade paulista”, finalizou o empresário.