Mercado

Mato Grosso do Sul discute tecnologia e viabilidade do biodiesel

Para esclarecer dúvidas sobre produção, consumo e viabilidade econômica, o 1° Encontro de Biodiesel do Mato Grosso do Sul vai reunir nos dias 26 e 27 de setembro, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande, MS, especialistas no assunto que discutirão aspectos técnicos, financeiros e legais para a implantação de projetos na área. Entre outros objetivos, o evento vai debater a possibilidade de realização de parcerias com a participação de municípios, empresas privadas, governos federal e estadual. A meta é encontrar alternativas para a abertura de frentes de trabalho e a criação de novas perspectivas sociais e ambientais na agricultura, indústria e comércio.

O 1° Encontro de Biodiesel abordará temas de interesse de cooperativas, produtores rurais, consultores e assessores em agronegócio, estudantes de engenharia ambiental, química e agronomia, empresários do ramo de transportes, além de representantes de empresas esmagadoras e investidores. A programação prevê, por exemplo, a realização de palestras sobre as oportunidades de negócios do biodiesel no Estado, que serão abordadas pelo professor Renato Roscoe, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Flávio Aristone, da Câmara Setorial.

Outro destaque será a explanação sobre “Processos – Tecnologia e Viabilidade”, com a participação de Miguel Joaquim Dabdoub, do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetel), da Universidade de São Paulo (USP). “Produção de Biocombustível por Craqueamento” será o tema da palestra do professor Henrique de Sá, da Hedesa. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.biodieselms.com . A realização é da Magnific Propaganda, em parceria com a Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur) e Departamento de Química, Tecnologia Industrial e Combustível da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Outras informações pelo telefone (67) 356-0869 ou 9229-4178 ou pelo e-mail [email protected] .