Dois anos após a chegada ao mercado do flex-fuel a Magneti Marelli anuncia a evolução do sistema flexível que permite a retirada do tanque de gasolina para partida a frio. Para o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Motores da fabricante, Gino Montanari, a possibilidade da exportação do produto e da tecnologia se abre neste momento.
“O nosso sistema foi batizado de Ethanol Cold Start System (ECCS). Trata-se de um método para aquecer o álcool no tanque antes da partida eliminando a necessidade do tanque de gasolina na parte dianteira do carro. Com isso, tanto a tecnologia, como veículos flex-fuel podem ser vendidos para todo o Mercosul sem problemas”.
Montanari explica que em outros paises não há o tanque dianteiro, o que poderia inviabilizar os embarques. Além disso, os custos das montadoras seriam reduzidos pois produziriam o mesmo carro para rodar em todos os países do bloco econômico. “As fabricantes não vão precisar mais ter uma linha especial para cada composição de combustível usada em determinado país. Também facilita para quem viaja de carro, já que funcionará bem com qualquer tipo de gasolina utilizada”.
O executivo explica que o novo sistema já foi apresentado às montadoras em 2004 e que deverá chegar ao consumidor no próximo ano. No projeto, que teve início em 1999, foram investidos R$ 4,5 milhões e desenvolvido com tecnologia nacional. Na semana passada, a Robert Bosch também apresentou sistema semelhante, que chegará ao mercado em 2007.