Técnicos dos países da América Latina, do Caribe e da África estão no Brasil para conhecer a produção e a utilização sustentável de etanol na 1ª Semana do Etanol: Compartilhando a Experiência Brasileira. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, começou nesta segunda-feira (1) e vai até o dia 5, no Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, em Araras, SP.
Representantes de Angola, Moçambique, Senegal, Índia, México, Paraguai, Colômbia e Honduras, no total de 70 pessoas, terão a oportunidade de conhecer de perto a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. De acordo com o Mapa, após o encontro serão estimuladas novas atividades de cooperação internacional na produção de energia limpa e renovável.
O curso, com tradução simultânea para espanhol e francês, trata do cenário do etanol no contexto da energia mundial e brasileira, do potencial energético da cana-de-açúcar, da importância e das características do setor sucroalcooleiro no Brasil, da cadeia produtiva do etanol, da distribuição e da comercialização do etanol: transporte, estocagem, abastecimento e exportação.
Também estão sendo discutidos temas sobre o combustível veicular, tecnologia flex fuel, fomento à produção de etanol da cana-de-açúcar, indústrias de equipamentos, bancos e linhas de financiamento, além da regulação, principais normativos legais, especificações e controle de qualidade.