De que maneira aproveitar os 8.514.876 km² de extensão territorial oferecidos pelo Brasil? É evidente que, ao contrário do resto do mundo, o país não sofre com a falta de terra. O que falta, então?
Um dos pontos é melhorar a logística, que há muito estagnou e hoje se mantém de forma precária pelo Brasil. “Em São Paulo, por exemplo, temos uma malha ferroviária enorme, capaz de escoar boa parte da produção do estado. Mas nos últimos anos foi deixada de lado, e hoje, apresenta-se sucateada, sem condições de atender a demanda”, afirma Daniel Rossi, gerente de Transporte Ferroviário da Rumo Logística.
O assunto foi tratado durante encontro promovido no estande da Unica – União das Indústrias de Cana-deAçúcar, na Fenasucro & Agrocana. No último dia 15 de agosto, o Governo Federal anunciou a primeira etapa de um novo pacote de concessões para incentivar investimentos na infraestrutura do país. Essa primeira fase do chamado Programa de Investimentos em Logística prevê a aplicação de R$ 133 bilhões na reforma e construção de rodovias federais e ferrovias.
Contudo, de acordo com Daniel Rossi, os investimentos feitos até agora, tanto pelo Governo Estadual, como pelo Federal, não foram suficientes para oferecer um transporte de qualidade via férrea, fator que diminuiria o tráfego intenso de caminhões nas rodovias do país. “Precisamos investir de forma efetiva e certeira. Só assim, as coisas poderão voltar a fluir no setor”, conclui.
Leia matéria completa na edição 225 do JornalCana.