Mercado

Maior mistura de etanol anidro vale a partir do dia 16

Maior mistura de etanol anidro vale a partir do dia 16

Entra em vigor na próxima segunda-feira (16) a mistura maior de etanol anidro à gasolina. De atuais 25%, o litro do derivado de petróleo passará a conter 27%, conforme acordo feito entre representantes das montadoras de veículos, governo e lideranças do setor sucroenergético.

seguranca-posto
A nova mistura entra em vigor a partir do próximo dia 16

Segundo a Anfavea, representante das montadoras, a nova adição não deve ser aplicada nos veículos movidos apenas a gasolina, em sua maioria modelos importados.

Inicialmente, o pleito era de 27,5% de mistura, mas, conforme os envolvidos no procedimento, isso não foi possível.

Avaliação já divulgada anteriormente pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) estima que o aumento da mistura irá gerar um mercado adicional de 1 bilhão de litros de etanol anidro, o que também aliviará a Petrobras de importar gasolina nesse montante.

O 1 bilhão de litros representa pouco mais de 10% dos 11,1 bilhões de litros de anidro consumidos em 2014 pelo país, segundo levantamento do Sindicom, sindicato das distribuidoras.

Conforme o estudo da entidade, o Brasil consumiu no ano passado 44,4 bilhões de litros de gasolina C, então com 25% de mistura de anidro, ou 11,1 bilhões de litros.