Durante o lançamento do RenovaBio na última terça-feira (13/12), em Brasília, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, afirmou que “o maior desafio (do País) é reduzir as emissões (de gases estufa) do setor de energia”, informou a pasta, em nota.
O RenovaBio prevê o avanço do setor de biocombustíveis no País até 2030, sendo que o etanol é parte fundamental do compromisso brasileiro de enfrentamento das mudanças climáticas, assumido na COP 21 (Conferência do Clima da ONU) e ratificado pelo Congresso Nacional e pela Presidência da República.
Trata-se, ainda, de um projeto com participação dos ministérios da Agricultura, de Minas e Energia, da Fazenda e da Indústria e Comércio e será executado em parceria com representantes do setor energético nacional. A previsão é de que o Brasil deverá produzir 54 bilhões de litros de etanol em 2030. Hoje, o país produz cerca de 28 bilhões de litros de etanol por safra. De biodiesel, a produção deste ano deve fechar em 4 bilhões de litros.
As informações são do Estadão Conteúdo.