O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura, nesta sexta-feira, em Porto Nacional (TO), a Usina de Biodiesel da Brasil Ecodiesel, empresa que investiu R$ 22 milhões na construção da unidade com capacidade de produção de 108 milhões de litros por ano.
Esta será uma das três maiores usinas de biodiesel do País, juntamente com a de Crateús (CE) e de Iraquara (BA), que também pertencem ao grupo. A usina de Porto Nacional utilizará a mamona, a soja e o girassol como principais matérias-primas para a produção do biocombustível. A Brasil Ecodiesel foi a pioneira na utilização da mamona e produz sua própria matéria-prima, por meio de uma rede de fornecedores de diferentes oleaginosas, distribuídos por todo o País.
Na região Nordeste, a empresa criou a “rede da mamona”, que envolveu, em 2005, 15 mil famílias na produção inicial de 12 mil toneladas. Para a safra 2006/2007, a empresa projeta a participação de 90 mil famílias, numa área plantada de cerca de 270 mil hectares – entre mamona e girassol – e uma expectativa de 155 milhões de litros de óleo gerados pela agricultura familiar.