O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua participação no Ethanol Summit 2009, um dos principais fóruns do setor sucroenergético, que será realizado de 1º a 3 de junho, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo, SP.
Com problemas de agenda, Lula enviará um vídeo que será apresentado na cerimônia de abertura. A União da Indústria da cana-de-açúcar (Unica), organizadora do evento, negocia a participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para representar o presidente.
Clinton vai
O Ethanol Summit terá como principal convidado internacional o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, que vai falar, entre outros assuntos, sobre a Clinton Climate, the Clinton Hunter Development e the Clinton Giustra Sustainable Growth, iniciativas que utilizam critérios do mundo dos negócios para enfrentar as mudanças climáticas e desenvolver o crescimento econômico sustentável na África e América Latina.
Clinton foi o primeiro presidente do partido Democrata americano a conseguir a reeleição em mais de seis décadas. Após deixar a Casa Branca, ele estabeleceu a Fundação William J. Clinton, com a missão de fomentar a capacidade de pessoas nos EUA e, em outras partes do mundo, enfrentarem os desafios da interdependência global.
Hoje, a fundação conta com mais de 1,4 mil colaboradores e voluntários ao redor do mundo, trabalhando para melhorar vidas através de diversas iniciativas. Uma delas é a Clinton HIV/AIDS Initiative, que hoje auxilia dois milhões de pessoas que vivem com o HIV/AIDS para que tenham acesso a medicamentos vitais para sua sobrevivência.
Um dos projetos da Fundação Clinton, a Clinton Global Initiative (CGI) reúne lideres globais para desenvolver e implementar soluções inovadoras para alguns dos problemas mais graves do mundo.