Mercado

Lula e Bush devem anunciar países incluídos em acordo de biodiesel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos EUA, George W. Bush, devem anunciar amanhã, após encontro em Camp David (EUA), quais os países que serão beneficiados pela cooperação na área de biocombustível selada entre Brasil e EUA. A informação é do diretor sênior para o Hemisfério Ocidental do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, Daniel Fisk. “As discussões irão além das negociações bilaterais”, garantiu.

Segundo Fisk, os presidentes devem dialogar sobre como aumentar a cooperação para trabalhar com biocombustíveis a partir do memorando de cooperação assinado pelos dois países no Brasil. Na agenda serão discutias ações em “países da America Central e Caribe, região do globo mais dependente de combustíveis fósseis”, ponderou. “Esperamos ser capazes de anunciar a lista inicial de países que serão beneficiários”.

O Brasil tem grande experiência na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, o que deverá contribuir para a ampliação da cooperação em países na região da America Central e Caribe, completou Fisk.