O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje à noite em Haia, sede do governo dos Países Baixos (nome oficial da Holanda), para uma visita de Estado de dois dias, de caráter econômico-comercial. Os dois países querem intensificar o relacionamento bilateral e os investimentos. Em 2007, a Holanda ficou em primeiro lugar no ranking dos investidores estrangeiros no Brasil.
Lula chega, também, empenhado em espantar a desconfiança dos europeus em relação ao uso dos biocombustíveis. Falará às autoridades e empresários holandeses sobre vantagens do biocombustível como fonte de energia limpa e com baixo dano ambiental.
O mercado europeu é estratégico para o objetivo do Brasil de tornar o etanol uma commodity mundial. Mas governos e entidades têm tomado atitudes contrárias ao uso dos biocombustíveis – principalmente o etanol -, depois que estudos científicos indicaram que o cultivo de grãos e outras plantas, usadas como matéria-prima para os biocombustíveis, pode emitir alto índice de dióxido de carbono.