Mercado

Lula compara biodiesel ao nascimento de um filho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a cada inauguração de uma fábrica de biodiesel é como se ele sentisse o nascimento de um novo filho. “Essa a sensação tão apaixonada que sinto é porque uma Nação só se constrói estrategicamente a longo prazo. Lamentavelmente o Brasil só foi pensado a curto prazo com projetos que começavam e terminavam no período eleitoral”, afirmou no discurso de inauguração da unidade de biodiesel, Barralcool, em Barra do Bugres, 163 km a noroeste de Cuiabá.

O presidente lembrou que o biodiesel foi descoberto em 1975 e o projeto ficou perambulando pelo Brasil, em muitas faculdades, e ninguém acreditava. O biodiesel fazia parte dos planos de governo em 2002, no entanto o projeto era muito vago, segundo Lula.

Ele relembrou de uma reunião com membros da equipe do governo que propuseram um projeto de independência e nergética que revolucionaria a agroenergia do País.

No projeto de Lei do biodiesel existe um acordo com as indústrias automobilísticas. Lula acredita que algumas etapas do acordo poderão ser adiantadas devido a evolução no setor, como por exemplo que até 2008 o Brasil produzirá 840 milhões de biodiesel por ano e, em 2013, prevê colocar 5% do biodiesel no óleo diesel do País. “Na minha avaliação, o Brasil está preparado e tem feito vários testes em carros no País e eles estão circulando sem problemas no motor. O País precisa produzir motor com biodiesel, como no caso dos modelos flex – que utilizam álcool e gasolina. E também motores totalmente com biodiesel”.

Segundo Lula, a população tem que ter a possibilidade de escolher o combustível o que quer usar no seu veículo. “Faz dois anos que começamos este projeto e não tínhamos nenhum posto de biocombustível. Hoje temos 3,6 mil postos. Não tinhamos nada fabricado, além de amostragem do produto. Hoje temos contratados todos os leilões que comprará em torno de 840 milhões de litros de biodiesel e temos 205 mil famílias com emprego garantido”.