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Logística: portos trabalham no limite

Logística: portos trabalham no limite

Os portos de Vitória, Santos, Paranaguá e São Francisco do Sul, por onde o Brasil escoa a maior parte de sua safra agrícola, estão operando no limite da sua capacidade, e na safra 2013/14 devem apresentar os mesmos problemas da passada. “O país ficou muitos anos sem investimentos adequados e levará algum tempo até que os atuais planos governamentais produzam os resultados esperados. Ainda vamos ficar certo período recuperando o tempo perdido, até que se consiga uma infraestrutura que facilite o transporte”, afirma Daniel Furlan Amaral, gerente de economia da Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.

Tido como grande gargalo, a logística brasileira se agrava a cada ano, passando por medidas paliativas que não resolvem a situação como um todo. “Os portos estão trabalhando com a capacidade máxima e precisam, de forma urgente, resolver os seus gargalos internos. O porto de Paranaguá, por exemplo, precisa fazer a dragagem do canal de acesso para receber navios de maior porte e não tornar a operação de carregamento nos navios tão dependente de fatores externos e ambientais, como as restrições impostas pelas marés baixas”, finaliza Amaral.

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