Mercado

Livro mostra oportunidades de aproveitamento de resíduos do setor em Minas Gerais

A publicação é resultado do projeto de mapeamento feito pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e pelo Instituto Procittà, em parceria com o Sebrae-MG.

O objetivo foi identificar soluções economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis para o aproveitamento de resíduos gerados pelo aumento do uso de biocombustíveis, transformando-os em co-produtos que agregam valor à cadeia produtiva principal. As cadeias pesquisadas foram as do etanol, biodiesel, biogás e carvão vegetal.

Nesse trabalho foram elaborados dois cenários macroeconômicos e setoriais para estimar a demanda de energia: um de referência e o outro alternativo, ambos mostrando significativa e! xpansão da demanda energética em Minas Gerais. Esse crescimento reforça a dependência do estado por derivados do petróleo e aponta amplas perspectivas para o uso da biomassa, em especial o setor sucroalcooleiro, como fonte de eletricidade.

O estudo também identifica pontos críticos e gargalos no setor energético mineiro, mostrando resultados relevantes para a definição de políticas de investimentos. O etanol e o bagaço de cana, o carvão vegetal e a geração de energia a partir dos resíduos sólidos são apresentados como alternativas relevantes e viáveis para aproveitamento energético.

Coprodutos da Cadeia de Bionergia

Biodiesel

Para cada 1000 litros de biodiesel produzidos são gerados, aproximadamente, 86,5 quilos de glicerina. A glicerina é matéria-prima para fabricação de aditivos, lubrificantes, resinas, etc.

Etanol

Para cada 1000 litros de etanol do caldo de cana produzidos são gerados, aproximadamente, 13.000 litros de vinhaça e 4.200 quilos de bagaço.

O bagaço excedente pode ser aproveitado para produção de energia.

A vinhaça é utilizada para fertirrigação, mas pode ser tratada para produção de energia e fertilizante líquido.

Biogás

É possível usar o biogás gerado nas estações de tratamento de esgoto e aterros sanitários para produzir energia. O esterco de animais também pode ser utilizado para produzir biogás e fertilizante de excelente qualidade. Os aterros sanitários, as ETEs e os dejetos animais, por meio da digestão anaeróbia, produzem biogás. O biogás é uma energia limpa que pode ser aproveitada para diversos fins.

Carvão vegetal

O líquido pirolenhoso é um coproduto gerado em grandes quantidades no processo de produção de carvão vegetal. O líquido pirolenhoso é gerado no processo de transformação da madeira em carvão. As aplicações do líquido pirolenhoso são várias, entre elas está o uso como fertilizante.