Mercado

Livro destaca tecnologias e perspectivas do setor sucroenergético

Acaba de ser lançada, a 2ª edição do livro “Cana-de-Açúcar: Bioenergia, Açúcar e Etanol – Tecnologias e Perspectivas”, dos professores e pesquisadores Fernando Santos, Aluízio Borém e Celso Caldas da Universidade Federal de Viçosa. O livro contém importantes capítulos que tratam sobre o sistema de remuneração da cana; fundamentos teóricos das análises sucroalcooleiras e festão de custos na produção e processamento.

De acordo com Fernando Santos, a publicação foi motivada pelas grandes perspectivas para a cana no Brasil, e a nova edição, pela boa aceitação no mercado. “O sucesso deste livro, em sua 1ª Edição, esgotada, superou até mesmo as melhores expectativas. E atendendo à pedidos de usinas, que o utilizam como fonte de pesquisas, resolvemos lançar a 2ª edição”, diz.

O pesquisador explica que a aceitação foi tão positiva, que motivou o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA a fazer a tradução da 1ª Edição do livro para versão em inglês. “Entretanto, considerando que o livro técnico-científico precisa ser dinâmico e acompanhar a evolução da ciência, os editores aproveitaram o ensejo para preparar a 2ª Edição da obra. Várias alterações foram processadas e o livro está ainda mais interessante e completo”, lembra.

Para ele, a grande experiência brasileira com o etanol, consequência do bem-sucedido Próalcool e as dimensões continentais do Brasil, com grandes áreas adequadas para o cultivo da cana-de-açúcar, coloca o país inevitavelmente como um dos poucos do mundo no caminho de independência energética. “O setor sucroenergético tem crescido em ritmo superior a muitos outros, com perspectiva de seguir assim ainda por muitos anos. Das muitas projeções acerca da produção de etanol, uma delas é a surpreendente aceitação do etanol como biocombustível pelo consumidor brasileiro o que provocou alterações de planos em quase todas as montadoras em operação no país, tamanha a velocidade com que o novo conceito foi consolidado”, explica.

Mais informações: [email protected] ou (31) 8573-0711 (38) 9131-0711.