O vencedor do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares, “O Comércio do Açúcar – Brasil, Portugal e Países Baixos (1595-1630)” também um dos ganhadores, na categoria Projeto Gráfico, do Jabuti 2013, recentemente foi editado em língua inglesa, por meio de um acordo entre a Stanford University Press, editora da universidade norte-americana de Palo Alto; e a Versal Editores, responsável pela edição em português.
A edição em inglês foi lançada em outubro durante o congresso Beyond Sweetness: New Histories of Sugar in the Early Atlantic World, ocorrido na John Carter Brown Library, em Providence, Rhode Island (USA).
A obra do historiador Daniel Strum, graduado em Economia pela USP e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-doutorado pela Stanford University em 2012, retrata em 568 páginas, o cenário geopolítico da época até a difícil logística de transporte da commodity para os países europeus. Ele também enfatiza os conflitos entre fornecedores e comerciantes após a expansão dos engenhos no Brasil e a ocupação holandesa em Pernambuco, onde se concentravam engenhos de cana-de-açúcar.
Segundo o historiador, além do ineditismo do tema, um entrave para a edição americana era quantidade de fotografias e de textos que o projeto propunha, pois trata-se de uma obra de peso, com 400 imagens colhidas em 120 acervos na Europa e em Israel, resultado de uma vasta pesquisa de Strum, hoje professor da Universidade de São Paulo (USP). (Fonte: Odebrecht On Line)