A partir de 2011 os produtos para tratamento dos cabelos das marcas Pantene Pro-V, Covergirl e Max Factor contarão com embalagens de plástico renovável feito de cana. A novidade foi anunciada ontem (12) pela Procter & Gamble e a Braskem (BRKM3, BRKM5, BRKM6), que fornecerá o plástico. Os produtos receberão o selo “I´m Green” da Braskem indicando sua origem sustentável.
O projeto piloto da Procter & Gamble será idealizado no mundo todo durante os próximos dois anos. Para Gabriela Onofre Editore, diretora de assuntos corporativos da P&G, este é apenas o início. “Queremos algo grande para o futuro e a tendência é crescer”, disse Gabriela.
Sobre o plástico renovável
O plástico derivado de cana de açúcar representa uma inovação pois é feito a partir de uma fonte renovável (100% reciclável) e concorre com o plástico derivado de petróleo não-renovável. O processo transforma a cana em plástico polietileno de alta densidade (HDPE), um tipo habitualmente usado para embalar produtos.
A unidade da Braskem de R$ 500 milhões, será inaugurada em setembro no Rio Grande do Sul, e já tem mais de dois terços de sua produção estimada negociada. A indústria sustentável terá capacidade de produzir 200 mil toneladas de eteno verde que serão convertidos em polietileno. A empresa já fechou parcerias com a Natura, Johnson & Johnson, Cromex, além de Shiseido e Estrela, entre outras.