Mercado

Linha 2006 do Clio chega com novo motor bicombustível

A Renault lança no mercado brasileiro a nova linha 2006 do Clio, que chega com uma série de modificações. Mas a grande novidade fica por conta do novo motor 1.0 16V Hi-Flex, segundo propulsor da marca com tecnologia bicombustível.

Motor – A nova linha do Clio também traz novidades tanto no seu desenho externo como no interior. Entre as mudanças promovidas nos modelos Clio e Clio Sedan, a que mais se destaca mesmo é a introdução do motor 1.0 16V Hi-Flex, primeiro propulsor brasileiro de 1.0 litro 16 válvulas bicombustível.

O novo 1.0 16V Hi-Flex, segundo motor produzido pela Renault do Brasil movido a álcool e/ou gasolina, desenvolve 77 cv de potência abastecido com álcool (76 cv a gasolina) e torque máximo de 10,2 mkgf (álcool) contra 10 mkgf da versão movida a gasolina. A exemplo do 1.6 16V Hi-Flex, o novo bicombustível também funciona com qualquer tipo de gasolina, independente da proporção de álcool adicionado à sua fórmula (a gasolina brasileira – E24 – possui 24% de álcool, enquanto os demais países do Mercosul utilizam gasolina E0, sem álcool). Com isso, o cliente pode abastecer com gasolina de qualquer posto do Mercosul.

Novidades – Tanto a versão hatch como a sedã passaram a contar com novos pára-choques dianteiros e traseiros, pintados na mesma cor da carroceria. Assim, as duas opções de carroceria do Clio tiveram as suas dimensões externas ampliadas em quatro centímetros. No hatch (2 e 4 portas), o comprimento passou de 3.773 mm para 3.817 mm, o mesmo acontecendo com a versão Sedan, que agora tem 4.191 mm contra 4.150 mm do modelo anterior.

O desenho da tampa do porta-malas na carroceria hatch também passou por uma significativa alteração. A partir de agora conta com um vinco em forma de “V” aberto em sua parte central, que se prolonga de um lado a outro da peça, na altura da luz indicadora de direção. Com isso, ganha uma aparência mais moderna e esportiva. Por conta dessa alteração na tampa traseira, a exemplo do que já ocorre no Clio Sedan, o pára-choque traseiro da versão hatch passa a incorporar a fixação e a iluminação da placa traseira.

A Renault também alterou profundamente o interior do habitáculo dos modelos que compõem a Nova Linha Clio 2006. O desenho dos revestimentos internos das portas dos modelos Clio hatch 4 portas e Clio Sedan, por exemplo, é inteiramente novo e passa a incorporar os comandos de acionamento dos vidros elétricos dianteiros, que estão instalados acima dos alto-falantes, próximo à alavanca de abertura interna da porta.

A parte superior do painel de instrumentos, confeccionada na cor preta, é inteiramente nova. Além de possuir um desenho envolvente, é produzida em um novo material plástico. Uma característica importante desse novo item é o fato dele acompanhar os novos desenhos dos mostradores do quadro de instrumentos, formando uma espécie de moldura e realçando a importância das informações apresentadas por estes ao motorista. Outra novidade é a adoção de um novo volante de três raios, igual ao utilizado pela Renault no Clio comercializado na Europa, para as versões equipadas com air bag.

Mercado – O novo Clio competirá no segmento de carros pequenos, que no acumulado de vendas de janeiro a setembro deste ano representou 84% do mercado brasileiro de automóveis de passeio, com cerca de 935 mil unidades. Com o lançamento, a Renault tem como objetivo comercializar 3 mil unidades por mês do modelo, sendo 1.650 serão de carroceria hatch e 1.350 do sedã. Segundo Christian Pouillaude, vice-presidente comercial da montadora no Brasil, cerca de 52% (18.700 unidades) das vendas totais da Nova Linha Clio no próximo ano deverão ser dos modelos equipados com o novo motor 1.0 16V Hi-Flex.