O líder bom já nasce feito… mas podemos aperfeiçoá-lo. O líder é nato, está no sangue, é dom. Prefiro dizer: Ser líder é usar o coração (emoção) e a cabeça (razão, inteligência).
É moderno e necessário ter como planejamento estratégico programas de
desenvolvimento e formação de líderes. Empresa, antes de tudo, é constituída de pessoas. Pessoas tem necessidades, dificuldades, carências, razão, emoção. Então podemos afirmar que empresa tem vida!
Compare duas empresas: Uma com líderes. Outra com chefes. Qual, tem maior rentabilidade, produtividade, qualidade, dinamismo, motivação,
clima satisfatório, desempenho profissional? Sem sombra de dúvidas é a primeira. Por quê? Simples!
Os líderes são mais eficientes e eficazes que os chefes. É analisando os atributos do líder que podemos notar a diferença. Atributos do líder? Quais? Cito alguns:
Conciliador: não deixa que problemas de ordem geral prejudiquem o relacionamento da equipe; sabe conciliar o equilíbrio das necessidades da empresa e de seus colaboradores.
Parceiro: está sempre dividindo com sua equipe as vantagens obtidas no sucesso. No fracasso assume a frente.
Orientador: conhece o melhor caminho e orienta a equipe para o resultado, evitando riscos de trabalho inadequado e fracasso da equipe.
Otimista: tem confiança no sucesso do projeto e na obtenção dos objetivos do grupo.
Corajoso: resiste às pressões, críticas e abre caminho avante ao sucesso da equipe.
Equilibrado: sabe comportar-se de maneira tranqüila em situações de crise.
Comunicativo: é claro nas suas colocações, deixando a equipe consciente dos planos, ações e das necessidades, entendendo, ainda, a comunicação da equipe.
Participativo: está sempre em consonância com a equipe, colocando-se à disposição para realizar tarefas, mesmo que simples.
Formador: forma novos líderes, sem a preocupação de ter um concorrente no local de trabalho.
Líder de si mesmo: conhece suas limitações, domina suas ansiedades, explora sua inteligência e usa seu potencial para seu sucesso e crescimento profissional.
O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força da sua humildade e adquire experiência com sua fragilidade. Um líder rico em conhecimentos garimpa ouro na sociedade. Um líder sábio garimpa ouro nos solos do seu ser.
O doutor em psiquiatria Augusto Cury, em sua obra “Seja Líder de Si Mesmo” diz: “A mente humana é como um teatro. Seu lugar não é na platéia, mas no palco, brilhando na sua inteligência, alegrando-se com suas vitórias, aprendendo com suas derrotas e treinando a cada
dia para ser… o autor de sua história, o líder de si mesmo.”
E você? Após a leitura texto considera-se um líder? Ou, definitivamente, é “chefe”?
Ah! Quer saber os atributos do chefe? Vou citar apenas um: mandar: “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Ou, ainda: “manda quem pode, obedece quem tem juízo.”
E agora? Após comparar os dois estilos e características? Como você se auto define?
Como líder… parabéns! Como chefe… é hora de mudar! Pare! Pense! Provoque sua mudança! Só depende de você! 19 3456-2298/[email protected]
Confira outras novidades da área na edição de Julho do JornalCana.