Mercado

Liderança do setor confirma possibilidade de quebra de safra em 2011

A possibilidade de uma quebra da safra em 2011 no Centro-Sul, causada pela longa estiagem deste ano será um dos assuntos discutidos na próxima reunião do Fórum Nacional Sucroenergético, em Maringá (PR), no dia 22. “É um fator que vai impactar na atividade, dada a redução da oferta de cana e, consequentemente, de etanol e açúcar, em volumes que ainda não podem ser estimados”, afirma o secretário executivo do Fórum, Pedro Luciano Oliveira.

A exemplo do que deve acontecer no restante do País, o tempo seco está fazendo com a safra de cana paranaense seja acelerada, com previsão de terminar em novembro. A Alcopar – Associação dos Produtores de Bioenergia do Paraná, cuja sede fica em Maringá, calculava uma colheita ao redor de 50 milhões de toneladas neste ano, mas o volume, devido à seca, deve cair e impactar, também, na safra do ano que vem. Ao todo, o Paraná conta com 30 indústrias localizadas nas regiões Norte e Noroeste.

Sobre o Fórum

Um dos objetivos do Fórum Nacional Sucroenergético é integrar o setor, conforme explica o superintendente da Alcopar, José Adriano da Silva Dias, que está entre os fundadores da entidade.

Dias diz que a atividade canavieira está dividida, no País, entre as regiões Centro-Sul (onde a safra caminha para o seu final) e o Nordeste (que está iniciando a produção). “Como são situações muito diversas, o Fórum concilia essas realidades em torno dos mesmos objetivos”, pontuou.

Nos últimos anos, uma das principais conquistas do Fórum foi a melhoria das práticas de trabalho nas lavouras de cana, assegurando melhores condições aos cortadores de cana.