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Licitação do cais 5 no porto de Suape vai ser lançada até 15 de março

O Porto de Suape vai lançar, até o dia 15 de março, uma licitação para a construção do cais 5 do porto interno. O serviço está estimado em R$ 120 milhões, dos quais R$ 50 milhões serão usados na dragagem e R$ 84 milhões empregados para construir o cais. Para fazer a obra, é necessária uma dragagem de 2 milhões de metros cúbicos de areia. Do total a ser gasto, o governo do Estado tem disponível R$ 41 milhões de restos a pagar do Orçamento Geral da União (OGU) de 2007. ?A modelagem dos recursos está sendo definida?, comentou o diretor de engenharia e meio ambiente do Porto de Suape, Ricardo Padilha.

Os recursos a serem empregados deverão sair do Orçamento Geral da União (OGU), do governo do Estado e da estatal, que também estuda a possibilidade de fazer parcerias para conseguir recursos com empresas da iniciativa privada que estejam interessadas em investir em infra-estrutura em Suape. ?Já existe uma demanda hoje para o cais 5 em Suape e vamos encontrar uma solução para bancar os custos desta obra?, comentou Ricardo Padilha.

Atualmente, o porto interno de Suape só tem quatro cais, sendo que dois são operados pelo Terminal de Contêineres (Tecon-Suape). A administração da estatal está planejando usos preferenciais para os cais 5 a 8. Os cais 6, 7 e 8 estão na fase de elaboração de projeto, quando são levantadas as informações sobre o que é necessário para realizar as obras, entre outras coisas.

A discussão não está fechada, mas estamos trabalhando com a possibilidade, de preferencialmente, os cais 4 e 5 serem destinados a um novo terminal de contêiner, os 6, 7 e 8 serem ocupados, respectivamente, para a movimentação de açúcar, da Bunge e do terminal da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN)?, afirmou Padilha.

A CFN já mostrou interesse em implantar um terminal de grãos no Porto de Suape. O terminal operaria diretamente com a Ferrovia Transnordestina, que vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape.